Resenha do documentário: "o filme antes do filme"
Nekes em seu documentário de 83 minutos também dignifica os pioneiros quase esquecidos que também foram fundamentais para a invenção do cinema que, diferente do que é geralmente informado, não se limitou apenas aos irmãos Lumière. O diretor em seu filme guia o espectador através de sua coleção única, como através de um museu. Ele demonstra seus objetos históricos em movimento, porque é somente em movimento que se desenrola a sua magia e que elas recuperem mais uma vez, o encanto que irradiou no período histórico correspondente.
De uma forma geral quando são mostradas a Câmara Obscura, a Lanterna Mágica, e peep-shows usados a partir do século XVII, a arte do teatro de sombras e muito mais. Werner Nekes quer explicar em sua obra cinematográfica que todos esses objetos de artes iniciais de ilusão de movimento e espaço representam o pré-cinema e que tudo isso foi de grande relevância para o preparo do caminho que levou ao filme como conhecemos hoje.
"Filme Antes do Filme" é uma obra e tanto. Não gostei do filme no início, mas durante os 83 minutos pude perceber um pouco da magia da construção cinematográfica. Nekes criou um ótimo documentário que nos permite descobrir sobre a história do cinema e as pessoas que fizeram esta arte (a sétima).
ResponderExcluirPois é Angélica, também criei meu comentário sobre o filme em: http://blog.karpedom.com/2012/04/o-que-realmente-acontece-entre-as.html