Conteúdo para pessoas comuns

"Do nascimento aos 18 anos, uma mulher precisa de bons pais. Dos 18 aos 35, precisa de boa aparência. Dos 35 aos 55 precisa ter muita personalidade. Dos 55 em diante, precisa de dinheiro." (Sophie Tucker)

Minha vida Virtual


segunda-feira, 17 de junho de 2013

Copa que nada, são manifestações em prol de nossos direitos

Quem vêm observando os protestos que estão explodindo em diversos lugares do país neste mês, principalmente Rio e São Paulo, já deve ter observado com um ou outro uma máscara singular, como a figura a seguir:
A chamada máscara V de vingança


Tal máscara é  um imponente símbolo no filme de mesmo nome (V de Vingança), ao qual o longa conta uma história futurista que se passa na Inglaterra, onde no país está em vigor um regime totalitário. O personagem principal de codinome V, vivido pelo ator Hugo Weaving, convoca seus compatriotas a se rebelar contra a tirania e a opressão do governo inglês, ele deseja provocar uma verdadeira revolução. O filme também conta com a talentosa atriz Natalie Portman que da vida a personagem  Evey Hammond que é salva por V, que é extremamente carismático e habilidoso na arte do combate e da destruição. Enquanto Evey tenta saber mais sobre o passado de V, ela termina por descobrir qual é o seu papel no plano do revolucionário que se resume em trazer liberdade e justiça ao país.


No decorre do filme o que chama mais atenção é simbolismo que a máscara usada transporta para o filme. Bem, a máscara que o personagem usa, é baseada no rosto do inglês Guy Fawkes, que em 5 de novembro de 1605 tentou explodir o parlamento da Inglaterra e assassinar seus membros, junto com o rei Jaime I. Esse evento é conhecido com a “Conspiração da Pólvora".Os conspiradores estavam irritados com o rei Jaime, que não concedia direitos iguais a católicos e protestantes. Superficialmente falando, a conspiração desejava acima de tudo igualdade e justiça.


Mas, o que realmente quero chamar atenção aqui neste post, é o fato dessas passeatas que estão ocorrendo em todo país e também fora dele, todos com o objetivo de apoiar as manifestações contra o aumenta das passagens de ônibus. Porém, essas manifestações não se resumem apenas a esse objetivo (tarifa de ônibus), elas vão, em geral, revindicar contra toda essa gama de corrupção que rodeia o nosso país. Querem acordar nós Brasileiros, que nos acomodamos e aceitamos tudo de forma passiva, enquanto os políticos passam a mão em nosso dinheiro, enquanto a mídia manipula e distorce as informações, nós ficamos a ver tudo como meros telespectadores, essas manifestações, não são apenas por meros 0,20 centavos. Assim como no filme "V de Vingança", elas são um grito para que nós brasileiros acordemos e de simples telespectadores nos transformemos em protagonistas dessa história chamada Brasil!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sacramentos e Penitências