Conteúdo para pessoas comuns

"Do nascimento aos 18 anos, uma mulher precisa de bons pais. Dos 18 aos 35, precisa de boa aparência. Dos 35 aos 55 precisa ter muita personalidade. Dos 55 em diante, precisa de dinheiro." (Sophie Tucker)

Minha vida Virtual

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Resenha - Wall Street: O dinheiro nunca dorme

 O início do filme mostra Gordon Gekko (Michael Douglas) recebendo de volta de um agente penitenciário os pertences com os quais chegou à prisão onde cumpriu sentença de 8 anos por fraude, lavagem de dinheiro e extorsão. Estão lá, uns lenços de seda, um relógio, um anel, um clipe de ouro de dinheiro, sem dinheiro, e um celular de modelo ultrapassado, essa cena é para demonstrar que Gekko perdeu as mudanças e avanços tecnológicos que ocorreram na sociedade. Ao sair da prisão, Gekko percebe que todos os outros presos soltos junto com ele tem pessoas para buscá-los, menos ele próprio. Para reconstruir sua vida, escreve um livro que se chama "A cobiça é boa?", e é o que agora lhe garante seu sustento, junto com palestras para jovens empresários.
Numa dessas palestras ele conhece Jake Moore (Shia LaBeouf), que pretende casar com Winnie Gekko, sua filha. Jake é a figura central do filme. Ele trabalhava em uma empresa que foi levada a falência depois da veiculação de informações falsas. O dono da empresa acaba suicidando ao se jogar nos trilhos de um metrô. Então Jake que tenta reconciliar sua noiva com pai,  e se vingar de Bretton, esse último é suspeito de ter levado a falência da empresa. Jake que está interessado em dinheiro, mas insiste muito numa empresa que pode criar uma energia mais verde, seu motivo parece ser mesmo honesto.
Gekko aproveita a morte de Lou, o dono da empresa e mentor do garoto, para se aproximar de Jake e tomar o lugar de Lou se tornado o seu mentor. Ele chega a admirar o suicídio de Lou (lembrando que era comum na crise de 1929 as pessoas se jogarem das janelas de seus escritórios). Ele considera aquele ato como uma demonstração de coragem.
O filme é ambientado, de forma a querer mostrar que o mundo passou por diversas crises financeiras, mas as mais comentadas são as recentes explosões da bolha da internet e principalmente a crise de 2007, que afeta o mundo todo até hoje, e foi causada pela queda da liquidez do sistema bancário estadunidense. Esta última é mostrada pelo ponto de vista dos banqueiros, focando nos bastidores das negociações que levaram o tesouro americano a injetar bilhões de dólares nos bancos como saída de emergência, com medo de repetir a crise de 1929. Podemos concluir através do filme que, deixa bem claro, que sempre tem alguém ganhando dinheiro, mesmo nas piores crises financeiras.

11 comentários:

  1. muito bom melhor imposiveu gostei muito do contexto

    ResponderExcluir
  2. bem sucinto, é disso que preciso para me basear.

    ResponderExcluir
  3. muito bom o resumo do filme, encontrei tudo o que eu precisava...

    ResponderExcluir
  4. Baixar o Filme - Wall Street - O Dinheiro Nunca Dorme - Dublado - http://mcaf.ee/e2x73

    ResponderExcluir
  5. legal, mais detalhes minuciosos que fariam diferença!

    ResponderExcluir
  6. Gente tenho que fazer um trabalho sobre esse filme falando sobre; baixo risco, risco moderado e alto risco.
    Será que alguem poderia me dar um dica que possa ajudar?
    Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  7. Ótimo blog e ótima resenha, muito obrigada *o*

    ResponderExcluir
  8. otimo muito bom...mais continuo sem saber fazer meu trebalho.

    ResponderExcluir

Sacramentos e Penitências