Conteúdo para pessoas comuns

"Do nascimento aos 18 anos, uma mulher precisa de bons pais. Dos 18 aos 35, precisa de boa aparência. Dos 35 aos 55 precisa ter muita personalidade. Dos 55 em diante, precisa de dinheiro." (Sophie Tucker)

Minha vida Virtual


terça-feira, 4 de outubro de 2011

Religião: Oriente X Ocidente

Discute-se sempre sobre as diferenças existentes entre o bloco Oriental e o Ocidental, e em alguns momentos da história foram consideradas inclusive opostas. A divisão do mundo em Ocidente e Oriente é conhecida na Europa desde 292 d.C., quando o imperador romano Diocleciano dividiu o Império Romano em duas partes. Contudo, é importante ter a clareza de quais são esses aspectos que diferem os dois blocos responsáveis pela divisão do mundo. Segundo o jornalista Henry Notaker e o professor Victor Hellern, em sua obra “O livro das Religiões” um dos fatores mais marcantes que caracterizam a diferença entre os dois blocos é a própria religião.

O mundo Ocidental em geral, refere-se às nações da União Europeia, os Estados Unidos, Canadá, AustráliaNova Zelândia, América Latina e alguns países da África. Esse bloco pode-se caracterizar religiosamente pela visão de um Deus criador Todo-Poderoso e único, onde o monoteísmo é tipicamente predominante. Já em relação à concepção de Humanidade acredita-se que o homem pode alcançar a união com o Divino, mediante a iluminação súbita e o conhecimento. Outro fator importante é a forma do culto ao Deus que se dar pela oração, pregação e louvação.

Já do outro lado, o mundo Oriental é a parte composta por todos os países do extremo Oriente, a Índia, da Ásia Central, o Oriente Médio e alguns países da África. A Religião na maior parte desses países é apresentada por uma visão de um ser divino que está presente em tudo se manifestando em muitas divindades (panteísmo), ou como uma força impessoal que permeia a tudo e a todos. O culto se manifesta através da meditação e sacrifícios. E em algumas religiões presente no Oriente existem a visão cíclica da história, isto é, a história se repete num ciclo eterno e o mundo permanece de eternidade em eternidade.
Conclui-se então, que se pode falar perfeitamente de uma mentalidade oriental oposta em seu conjunto à mentalidade ocidental, e quando se discute religião as dicotomias entre os dois mundos ficam mais evidentes. As manifestações religiosas chegam a ser em alguns aspectos opostas. Porém, se faz necessário ressaltar que dentro desses blocos, tanto o Oriental como o Ocidental, existem também diferenciações religiosas, que podem variar de país para país ou de um povo para outro. Com toda essa diversidade religiosa não se deve avaliar ou determinar qual está mais certa ou errada, ou querer definir qual é melhor ou pior, o que se precisa, é ter a compreensão de que a religião assim como qualquer outro aspecto, cultural, histórico ou social é uma característica representante de um determinado povo e merece ser respeitada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sacramentos e Penitências