Conteúdo para pessoas comuns

"Do nascimento aos 18 anos, uma mulher precisa de bons pais. Dos 18 aos 35, precisa de boa aparência. Dos 35 aos 55 precisa ter muita personalidade. Dos 55 em diante, precisa de dinheiro." (Sophie Tucker)

Minha vida Virtual


segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Pena de morte no Brasil: Sim ou Não? És a questão


Discutir sobre pena de morte aqui no Brasil provoca uma avalanche de argumentos prós e contra, ou seja, falar sobre a implantação dessa medida punitiva para quem cometer crimes é coisa bastante polêmica. Por ser um tema polêmico há uma hesitação em debater sobre este assunto existe uma dicotomia em nossa sociedade. Quem é a favor, defende ser a melhor solução para combater a violência, e quem é contra considera a pena de morte um ato que vai de encontro aos direitos humanos. Para por um fim nesse debate é preciso discutir com mais seriedade e relacionar todas as hipóteses apresentadas pelos argumentos e só assim avaliar se a pena de morte é ou não a melhor solução para combater a violência.
As pessoas que defendem a pena de morte, visam a diminuição dos índices de violência em nossa sociedade. Pois, estariam eliminando da sociedade os criminosos mais perigosos, e ao mesmo tempo, essa pena causaria um temor ao resto dos outros possíveis infratores a ponto de inibir outras ações ilegais, evitando o acontecimento de novos crimes. Acredita-se também, que com a pena de morte implantada diminuiria os gastos na área penitenciária, pois reduziria as super lotações nos presídios e todos os gastos dedicados na internação desses detentos, como: alimentação, saúde, contratação de agentes para vigiar e entre outras coisas. E por fim, segundo os defensores da pena de morte, a nossa sociedade estaria livre desses delinquentes que infringem as regras estruturais de convivência social.


Já do lado oposto, existem os extremamente contra a implantação da pena de morte, e assim como os a favor, argumentos é o que não faltam para embasar esse ponto de vista. Acredita-se que essa pena estaria infringindo a Constituição Brasileira que no Artigo 5  admite a pena de morte, única e exclusivamente nos casos de guerra declarada. Outra questão, se deve ao fato de acredita-se que a pena de morte é um ato de violência, então estariam combatendo a violência com a própria violência. Além, é claro, de ofender os direitos humanos, e quem é religiosamente radical defende, segundo o cristianismo, que nenhum mortal tem o direito de ceifar a vida de um outro indivíduo. Segundo os Contras a pena de morte, é importante ressaltar que a justiça por mais cuidadosa e parcial que seja sempre comete erros, conseqüentemente uma vez ou outra, inocentes seriam injustamente julgados e condenados a morte.
Em suma, apesar de polêmico, o debate sobre pena de morte tem que ser feito. Pois as pessoas informalmente já se perguntam, se a pena de morte é ou não, a melhor saída para diminuir a criminalidade. De acordo com a pesquisa divulgada na revista Isto é de 13/10/99, o aumento da criminalidade, tem levado a população a acreditar que a solução seria a pena de morte. Contudo, não acredito na implantação da pena de morte como solução na diminuição da criminalidade. Ou seja, o que realmente deve ser feito é uma reforma nas leis do código penal brasileiro. Porque, especificamente no Brasil, as leis são muito flexíveis, principalmente pra quem tem muito dinheiro. Pois, só seriam punidos os criminosos da classe pobre que não tiveram o dinheiro necessário para pagar um bom advogado ou um "bom suborno", e além da corrupção, também ocorreriam erros de julgamento que levariam a morte de inocentes.

10 comentários:

  1. eu acho que não porque no brasil não tem lei.
    não adiantaria poque quem seria punido é o pobre que não tem dinheiro pra pagar um advogado ao contrario do rica que compraria um advogado e ainda pagaria suborno e o silencia do juiz porque o que prevalesse hoje em dia é o dinheiro que compra tudo e todos então eu sou contra pena de morte... e ninguém tem direito de tirar a vida de um ser humano por mais cruel e desumano que seja a pessoa DEUS não nós deu essa autoridade então não tente colocar lei num pais se não se cumpri no momento estar escrito mão matará e nem roubaras ao teu próximo... e esse lei sim é prevalesse por toda eternidade... obrigado

    ResponderExcluir
  2. quero que aquele que for preso em flagrante por qualquer tipo de assassinato tenha no mesmo momento sua morte determinada quem tira a vida de alguém também deve morrer sem direito a nem uma defesa

    ResponderExcluir
  3. É por aí mesmo, angélica que a coisa anda. Cabeça de Político e corrida de cavalos não se deve apostar.

    ResponderExcluir
  4. Pena de morte já!!!!! Pois hoje os bandidos é que efetivamente é que têm esse poder.... Não importa se reagimos ou não a um assalto. Se um canalha desse simplesmente não vai com a nossa cara ou tentamos fugir, já estamos sentenciados a pena capital, uma sentença feita por quem está no lado oposto à lei.
    Perguntar não ofende:
    Onde estão os Direitos Humanos, que os contra tanto defendem quando um de nós é morto por essa corja???
    Será que o bandido tem direito de matar e nós não?? O bandido pode ceifar a vida de quem ele quiser e ele mesmo não pode morrer???? Que justiça é essa??? A quem interessa realmente a não implantação da pena de morte?? Os políticos??? Os direitos humanos de bandidos?? ou será todos os fatores juntos??? por quê não se faz um plebiscito abertamente sobre o assunto e caso seja aprovado pela população, não se faça alteração na constituição, de modo a prever a pena capital em nosso país???
    São perguntas e questões que precisam ser debatidas. Já do lado de lá, o bandido só precisa puxar o gatilho, introduzir um punhal ou utilizar qualquer arma letal para ceifar as nossas vidas, sem a interferência do estado. Mesmo que este indivíduo seja preso, de acordo com a nossa legislação ele sabe que não terá a mesma pena que impôs à sua vida de sua vítima, que aliás já está confinada no caixão para sempre.

    ResponderExcluir
  5. PENA DE MORTE JA, PRA QUE BANDIDO VIVO, E ALIAS, ALEM DE TUDO, EU STARIA FAZENDO VARIOS BENEFICIOS. SENAO VEJAMOS: MATANDO UMA DESGRAÇA DESSA EU ESTARIA ME LIVRANDO E LIVRANDO A SOCIEDADE DE UMA CRIATURA SATANICA, ESTARIA TRAZENDO A PAZ E ALEM DE TUDO, ESTARIA POUPANDO DEUS DE FAZER ESSE TAL SERVIÇO. SO LUCRO. SÓ QUE OS FILHAS DA PUTAS DOS DIREITOS DESUMANOS, NAO QUEREM, PORQUE PERDERIAM O PEITINHO DE NAO FAZEREM NADA E SO DEFENDER BANDIDOS. VAMOS MATAR ESSAS PESTES TAMBEM.

    ResponderExcluir
  6. LUGAR DE BANDIDO E NO INFERNO E ESSES PODRES DOS DIRETOS HUMANOS DEVERIAM IR TODOS JUNTO, SOMENTE ASSIM TERIAMOS CONDIÇŌES DE VIVERMOS MELHOR.

    PENA DE MORTE SIM

    ResponderExcluir
  7. esses miseráveis matam e não tem punimento acham que podem fazer o que querem esses lixos humanos devem ser queimados vivos pra sentir o sofrimento que causaram a outra pessoa. pena de morte e uma coisa obvia tem que colocar.

    ResponderExcluir
  8. não adianta leis mais severas se na hora de cumpri-las serve para poucos,infelizmente o Brasil não é um país de palavras,pena de morte deveria existir sim!

    ResponderExcluir
  9. não adianta leis mais severas se na hora de cumpri-las serve para poucos,infelizmente o Brasil não é um país de palavras,pena de morte deveria existir sim!

    ResponderExcluir

Sacramentos e Penitências