Conteúdo para pessoas comuns

"Do nascimento aos 18 anos, uma mulher precisa de bons pais. Dos 18 aos 35, precisa de boa aparência. Dos 35 aos 55 precisa ter muita personalidade. Dos 55 em diante, precisa de dinheiro." (Sophie Tucker)

Minha vida Virtual


terça-feira, 17 de maio de 2011

RESENHA DO FILME: BRUNA SURFISTINHA

Tive que produzir, no curso de Comunicação social, uma resenha sobre algum filme atual, então Bruna Surfistinha foi uma ótima pedida, no entanto, acabei achando o filme legal e por isso, vou disponibilizar pra vocês essa tal resenha:

O Filme Bruna Surfistinha foi dirigido por Marcus Baldini que é Formado em Rádio e TV pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).  Acumula grande experiência em direção e montagem de filmes publicitários. Antes de chegar ao Grupo Dinamo, trabalhou na MTV, na S Filmes e na TV Zero, onde atuou em campanhas para empresas como Vésper, Kaiser, Folha de S. Paulo, Natura e Grendene, que lhe renderam alguns prêmios nacionais e internacionais. O filme Bruna Surfistinha é sua primeira experiência com longa metragem baseado no livro: O doce veneno do Escorpião: o diário de uma garota de programa, escrito por Bruna Surfistinha. 
Deborah Secco vive a "Bruna Surfistinha"
Bruna Surfistinha é um longa de gênero Drama, tem a duração de 1 hora e 49 minutos e foi lançado no ano de 2011, son., color, produzido pelo estúdio: TV Zero | Damasco Filmes e RioFilme (coprodutores), sua distribuidora é a Imagem Filmes. Tem a direção de Marcus Baldini e como roteiristas Antonia Pelegrinno, Homero Olivetto e José Carvalho, baseado em livro de Raquel Pacheco. Tem como responsáveis pela produção: Rodrigo Letier, Roberto Berliner e Marcus Baldini e fotografia: Marcelo Corpanni e direção de arte:  Luiz Roque, e por fim como editor Manga Campion. 
O Filme conta a história de Raquel, interpretada pela atriz Déborah Secco, que é uma jovem da classe média paulistana, que estuda em um colégio tradicional da cidade. A princípio o filme trás as confissões da adolescente em relação aos sentimentos que possuía pelos pais e seu irmão, mostrando o que lhe incomodava em conviver com sua família, mostrando a indiferença de seu pai, a super proteção da sua mãe e a esnobação do seu irmão. Raquel que apresenta ser uma garota introspectiva, não possuía amigos na escola além de receber várias provocações de seus colegas de turma. Tudo isso, a motivou a fugir de casa e se envolver no mundo da prostituição. 
No segundo desfecho do longa metragem, já é mostrado a iniciação de Raquel como prostituta e sua inexperiência com o mundo do sexo, neste período Raquel adota o pseudo-nome de Bruna, porém o decorrer da trama a garota começa a se desenvolver muito bem e fazer sucesso entre os clientes. Ao mesmo tempo o filme apresenta como é a rotina das garotas de programas trazendo os dramas e o cotidiano enfrentado por essas mulheres. E também apresenta como foi a inclusão de Raquel no mundo das drogas. 
      No terceiro momento, é trazido o ápice da trama, onde Raquel se destaca ainda mais nesse mundo do sexo. Ela consegue aumentar o “padrão” do atendimento dos seus clientes e começa a divulgar o seu trabalho como prostituta através de um Blog, onde descrevia o perfil de seus clientes e detalhava suas experiências com eles, e começa atendê-los em um apartamento alugado por ela na área nobre da cidade, com a ajude de uma amiga que conhecera na antiga casa de prostituição, conseguem tornar Bruna ainda mais famosa, e ela também adotando o codinome de Surfistinha, ficando assim conhecida como Bruna Surfistinha, nesta parte do longa também mostra o relacionamento de Bruna com um dos seus clientes, o Hudson, onde ambos percebem que entre eles há algo a mais do que sexo, nesse momento o mesmo propõem algo mais sério entre eles, mas o pedido é recusado por Bruna. 
Livro que inspirou o filme
    Na quarta e última parte, o final, mostra-se a decadência da personagem, Bruna se torna cada vez mais dependente das drogas, se torna uma pessoa arrogante fazendo as pessoas que lhe rodeiam se afastarem, inclusive sua amiga e sócia Gabi. De um modo geral esta parte do filme mostra a queda de Bruna Surfistinha com a diminuição de atendimentos de clientes. E é neste momento que Bruna busca auxilio ao lado do Hudson e pela primeira vez lhe diz o seu nome verdadeiro, nessa cena final deixa à entender ao espectador, que Bruna volta a ser a jovem Raquel, deixando a vida de prostituta.  
O filme traz à tona, temas bastante polêmicos: Prostituição e drogas. Lógico que o foco maior é a prostituição. Falar de sexo no Brasil é um tabu, nossa sociedade finge ser cheia de pudores. Por isso, a prostituição é vista como sinônimo de pobreza, ou seja, a prostituta é o que é porque não tinha uma opção, então quando Bruna Surfistinha apareceu como prostituta, mesmo sendo uma garota da classe média, bonita, inteligente e de boa educação, muita gente ficou chocada, pois quebrou uma ideia que se tinha da prostituição, com isso surge a dúvida: o que leva uma pessoa a vender o sue próprio corpo? A resposta pra isso é de inúmeras alternativas, mas o filme traz muito bem explicado, com o caso de Raquel Pacheco a Bruna Surfistinha, um caso verídico.  
Quanto aos pontos positivos, o filme é agradável, pois não possui apelo ao pornográfico, mesmo tratando da temática da prostituição. A atriz Deborah Secco incorpora muito bem o personagem da Bruna. E o filme é bem sucedido quando mostra quais sentimentos levou a jovem Raquel a abandonar sua família e “abraçar” a prostituição detalhando os passos que a levaram a se tornar a Bruna Surfistinha, dando ênfase a evolução da garota tímida e introspectiva até ser tornar uma garota sem pudores e ousada. E sem falar da trilha sonora que considerei excelente se encaixou muito bem em todo o filme. Em suma, Raquel Pacheco é famosa por ter quebrado tabus e esse filme mostra que apesar disso ela não passa de uma pessoa comum que passou por situações comuns e que como qualquer outra garota precisava de apoio familiar, por causa dessa carência de afeto acabou buscando isso em outro âmbito, na prostituição.  
Verdadeira Bruna Surfistinha (Raquel)
Como críticas negativas, tenho a destacar primeiramente o fato de o filme ter tido um final acelerado. Essa falta de conclusão da trama deixou a história um pouco vaga, outro ponto também que merece destaque como falha é a ausência de discussão sobre a vida sexual de Raquel antes de se tornar a Bruna surfistinha, isso absolutamente não foi mostrado no filme. O longa também não deu destaque ao sucesso do blog e nem tocou no assunto sobre o livro, algo que acredito ser de extrema importância, pois o livro é Best seller brasileiro. Outro aspecto também negativo são as cenas exageradas de sexo, que acredito que acabaram desnecessárias e ocuparam muito tempo do filme.
Enfim, o filme tem suas falhas, mas mesmo assim isso é superado pela excelência da direção,  da produção do filme e pelas ótimas atuações dos atores. Essa obra cinematográfica tem a classificação etária de 16 anos, mas é altamente recomendável para adolescentes e principalmente para adultos que são pais. O filme, Bruna Surfistinha, pode ser considerado importante e é uma boa indicação para se discutir sexo, drogas e prostituição. Tornando-o assim uma obra recomendável e de grande utilidade educativa que aborda temas atuais e importantes para refletir sobre a complexidade que é a formação do caráter humano que é um indivíduo mutável e altamente complexo.

2 comentários:

  1. Muito massa o comentário, me ajudou muito a fazer um relatorio sobre o filme,parabens para que o fez....

    ResponderExcluir
  2. Olá Angelica, gostei muito da sua resenha completa, só que quanto a vida sexual da personagem bruna surfistinha fica implícita, ao meu ver, na cena do café da manhã com o pai e o irmão e mãe que ela teria sido abusada por ambos e que a mãe tinha conhecimento.

    ResponderExcluir

Sacramentos e Penitências