Discute-se sempre sobre as diferenças existentes entre o bloco Oriental e o Ocidental, e em alguns momentos da história foram consideradas inclusive opostas. A divisão do mundo em Ocidente e Oriente é conhecida na Europa desde 292 d.C., quando o imperador romano Diocleciano dividiu o Império Romano em duas partes. Contudo, é importante ter a clareza de quais são esses aspectos que diferem os dois blocos responsáveis pela divisão do mundo. Segundo o jornalista Henry Notaker e o professor Victor Hellern, em sua obra “O livro das Religiões” um dos fatores mais marcantes que caracterizam a diferença entre os dois blocos é a própria religião.
O mundo Ocidental em geral, refere-se às nações da União Europeia, os Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, América Latina e alguns países da África. Esse bloco pode-se caracterizar religiosamente pela visão de um Deus criador Todo-Poderoso e único, onde o monoteísmo é tipicamente predominante. Já em relação à concepção de Humanidade acredita-se que o homem pode alcançar a união com o Divino, mediante a iluminação súbita e o conhecimento. Outro fator importante é a forma do culto ao Deus que se dar pela oração, pregação e louvação.
Já do outro lado, o mundo Oriental é a parte composta por todos os países do extremo Oriente, a Índia, da Ásia Central, o Oriente Médio e alguns países da África. A Religião na maior parte desses países é apresentada por uma visão de um ser divino que está presente em tudo se manifestando em muitas divindades (panteísmo), ou como uma força impessoal que permeia a tudo e a todos. O culto se manifesta através da meditação e sacrifícios. E em algumas religiões presente no Oriente existem a visão cíclica da história, isto é, a história se repete num ciclo eterno e o mundo permanece de eternidade em eternidade.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj2hfZTXIZ6ZmUwaT1bgI4y4Ld0x5EnKNKkcj1w6KkmEgcNoCzKEKZbRVK8zOSLMTsGSrU1jPWzUgn_aZeO7UnjvHnA5bCUT-iylA4_kHM9n7LDNlxN1srkQzf_w5HK9Wzfa2gHTuF-F_Ah/s200/Cisma+do+Oriente+-+BRASIL+ESCOLA%25281%2529.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sacramentos e Penitências